quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os 10 mandamentos para quem quer seguir uma dieta

1 - Não conte a ninguém! Simplesmente faça.
Alguns " amigos " encontram " consolo " no fracasso alheio e inconscientemente torcem contra. Outros poderão perguntar se já alcançou algum resultado e os detalhes da dieta, tornando-a sem querer uma cobrança pra você. Geralmente familiares mais próximos, com a melhor das boas intenções, fazem muita pressão e criam muitas expectativas, estressando quem quer seguir uma dieta.

2 - Ao recusar uma guloseima, simplesmente diga "não, obrigado".
Jamais abra o motivo : "estou de dieta". Em comemorações ou festividades, ao expor este motivo, pessoas ao redor, na melhor das boas intenções, podem aumentar a tentação, insistindo : "ah, só unzinho não faz mal... "ou" só um pedacinho.. ."ou" só hoje, está tão gostoso...". Melhor desculpa: "não gosto muito disso", se insistem : "pra falar a verdade, detesto isso". Ninguém insistirá, nem ficarão com pena de você, nem repararão (e comentarão) a cada semana se você está realmente emagrecendo.

3 - Não se engane.
Muitas pessoas vão até consultórios, compram revistas, livros de dietas, etc e tal, só para darem uma satisfação à alguém ou pensarem que estão fazendo alguma coisa. Na verdade fazem a dieta de vez em quando e vivem arranjando desculpas para continuarem comendo tudo o que gostam, na quantidade que gostam. Ou seja, vivem se enganando. Quando você quer mudar algum hábito ou conseguir alguma coisa, você acha solução para todos os obstáculos e não procura desculpas nem fica colocando empecilhos.

4 - Tempo é uma questão de prioridade.
Existem pessoas que têm tempo, aposentados por exemplo, e usam a desculpa esfarrapada "não tenho tempo" colocando uma série de deveres corriqueiros, burocráticos e secundários na frente do objetivo principal. É a questão anterior, estão se enganando. Mas existem pessoas que realmente são muito ocupadas e a dieta tem que ser encaixada numa agenda apertada. Sempre uso o exemplo de Abílio Diniz, presidente do grupo Pão de Açúcar. Pode ser difícil, mas não é impossível. Lembre-se: nenhuma vitória cai na cabeça de ninguém. Todas elas exigem um certo sacrifício seu. Resta saber se vale a pena.

5 - Afaste as tentações. Não tenha em casa, não coloque na mesa, nem faça para os outros aquilo que você não pode comer. Assim, fica mais fácil Ter força de vontade.

6 - Não desista nunca. Uma vez por semana, geralmente Domingo, que é um dia atípico, libere a dieta como forma de compensação pelo bom desempenho da semana. Psicologicamente isso é muito bom, pois você sabe que pode comer um pouco do que gosta (neste dia).Não está prisioneiro de um regime. No entanto, ao longo dos 6 dias de dieta pode ser que você tenha uma recaída. Se isso for raro, é normal. Não se martirize, não desista nunca do objetivo. Mesmo que a perda de peso seja lenta não é a perfeição que leva à vitória, e sim a persistência.

7 - Tenha sempre uma atitude positiva. Às vezes, as pessoas acham que estão sofrendo por estarem seguindo uma dieta, e isso não é bom. Na verdade estas pessoas deveriam estar felizes e orgulhosas de si mesmas por conseguirem emagrecer por seu próprio mérito, já que sabemos que isso exige força de vontade, disciplina e coragem.

8 - Não cobiçareis a dieta do próximo. Ela não serve para todo mundo porquê ninguém é igual. Comece com o pé direito: Vá a um nutricionista, veja seu peso, sua altura, informe seu sexo, sua idade, relate seus horários e toda sua alimentação diária e quando você sente mais fome para que seja feito um cardápio que você consiga seguir, e que possa ser modificado e adaptado às suas circunstâncias. Ressalvo que remédio só deve ser tomado por pessoas doentes e receitados por Médicos, em caso de obesidade severa. Não seja hipocondríaco, pessoas com sobrepeso não necessitam de remédios.

9 - Cuidado com charlatães. Desconfie de produtos milagrosos que são amplamente divulgados na TV ou vendidos em catálogos, geralmente usam artistas para promoção e prometem emagrecimento fácil e rápido. Não existe mágica. Você tem que acabar com a causa do problema, pode ser de forma mais lenta, porém duradoura, sem dependência química ou de produtos. Não existe nenhuma fórmula que possa substituir uma boa alimentação. O produto pode até funcionar, e às vezes funciona mesmo, mas tem efeito paliativo. Quando você pára de tomar, volta a ganhar peso de novo. Você não pode ficar eternamente dependente de uma fórmula, remédio ou produto. A melhor maneira de controlar o peso de forma duradoura e definitiva é através de educação nutricional (+ Atividade física quando necessário).

10 - Beba bastante água no intervalo das refeições. Algumas vezes a perda de peso na verdade é perda de água (Hipohidratação), o que não é bom para a saúde, além de confundir com perda de gordura, dando falsos resultados de emagrecimento. É por isso que dizem que "água engorda". Absurdo! A água faz parte da nossa composição corporal e não deve ser evitada, e sim bebida diariamente.

Fabíola Cáus Simões
Nutricionista CRN 961002107
Especialização em Nutrição Clínica


Fonte: Site Minha Vida

Share/Bookmark

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Primavera - Alergia Sazonal

É na primavera que aumentam os casos de alergias causadas pelo pólen das plantas. E não é só quem tem alergias que pode sofrer com a chamada alergia sazonal. É mais comum as pessoas sofrerem crises de asma, rinite alérgica e conjuntivite na primavera, mesmo sem nunca ter sido alérgico. E quando o tempo está seco o risco é maior.
A saúde pode ser afetada também por causa dos dias de grande variação térmica. A solução pra isso é sempre carregar uma jaqueta. Para os outros fatores aqui vão as dicas:

  • Fechar as janelas e usar de ar condicionado para filtrar o ar pode ajudar. Porém não dá para esquecer que o ar condicionado resseca o ar. Não fazer uso indiscriminado. 
  • O filtro do ar condicionado dos carros trocado deve ser trocado todo ano. 
  • Limpar muito bem a casa, principalmente o quarto, também reduz os riscos.
Curiosidade: Do que é feita a ração humana?
Fonte: Superinteressante


Share/Bookmark

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Coma de tudo sem comer tudo

 Entrevista com o Dr. Varo Duarte

Fonte: site www.puras.com.br
No programa do dia 6 de outubro o Dr. Varo Duarte explica os fundamentos de uma dieta saudável. Dr. Varo é Nutrólogo e Endocrinologista. Foi professor na faculdade de medicina da PUCRS e da faculdade de nutrição. Foi ele quem criou a cadeira de nutrição na facudade de medicina e foi um dos criadores da faculdade de Nutrição.Dr. Varo Duarte é autor de 11 livros, entre eles o livro "Coma de tudo sem comer tudo" e "Alimentos funcionais".



O poder do Mel

O Mel pode ser uma nova arma contra bactérias resistentes
Cientistas da Universidade de Amsterdã não apenas comprovaram a ação antibacteriana do mel como mostraram que ele pode neutralizar bactérias resistentes a antibióticos, como Stafilococus aureus e Esqueriquia coli. A substância de ação é uma proteína presente no organismo das abelhas e foi batizada de defensin-1. O uso popular do mel para tratar sintomas como dor de garganta mostra que ele tem alguma eficácia. Porém, o mel "in natura" não oferece garantia de controle da infecção. Sabe-se que o mel pode ajudar o sistema imunológico e existem alguns estudos mostrando a ação anti-inflamatória e bactericida do mel em infecções de pele. Mas ainda não é possível confirmar seu uso medicamentoso. Mesmo assim os pesquisadores acreditam que tanto o mel quanto a substância antibacteriana isolada têm alto valor na prevenção e no tratamento de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.



Cuidados com a pele durante os dias frios: 
  • Água muito quente pode abrir caminho para as dermatites. O ideal seria evitar água muito quente, pois ela desgasta a camada de proteção da pele deixando-a mais sensível a problemas dermatológicos, como a psoríase, dermatites e as caspas, além de facilitar a penetração de bactérias e fungos. 
  • O couro cabeludo também sofre com a água muito quente e o secador de cabelo. O secador deve ser utilizado longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e evitar descamações. 
  • A pele do rosto, por ser mais sensível e ficar exposta diretamente ao vento, é a que mais sofre. Para contornar estes problemas é aconselhavel usar sabonete com glicerina ou outro sabonete neutro, que não ressecam a pele. Também é importante hidratar a pele, tanto do corpo quanto do rosto. 
  • Uma alternativa ao hidratante corporal são os óleos de banho, que ainda formam uma camada protetora semelhante a natural. Os óleos anda tem uma vantagem sobre os hidratantes: são usados ainda no chuveiro, o que evita o frio de ficar passando hidratante antes de se vestir. 
  • Lembre também que no inverno também se usa filtro solar. Ele deve ser usado no rosto e também nas mãos. 
  • Como a pele fica mais sensível, as roupas em contato direto com a pele devem ser de materiais como moletom, algodão ou flanela. A lã e os fios sintéticos podem causar alergias e dermatites. 
  • E não esqueça dos lábios. Com o vento e o frio eles ressecam e precisam de hidratação. Hidratantes labiais não são só para mulheres. Os a base de manteiga de karitê e vitamina E são ótimos, mas a tradicional manteiga de cacau também cumpre seu papel. 

Share/Bookmark