Fonte: site www.puras.com.br |
O poder do Mel
O Mel pode ser uma nova arma contra bactérias resistentes
Cientistas da Universidade de Amsterdã não apenas comprovaram a ação antibacteriana do mel como mostraram que ele pode neutralizar bactérias resistentes a antibióticos, como Stafilococus aureus e Esqueriquia coli. A substância de ação é uma proteína presente no organismo das abelhas e foi batizada de defensin-1. O uso popular do mel para tratar sintomas como dor de garganta mostra que ele tem alguma eficácia. Porém, o mel "in natura" não oferece garantia de controle da infecção. Sabe-se que o mel pode ajudar o sistema imunológico e existem alguns estudos mostrando a ação anti-inflamatória e bactericida do mel em infecções de pele. Mas ainda não é possível confirmar seu uso medicamentoso. Mesmo assim os pesquisadores acreditam que tanto o mel quanto a substância antibacteriana isolada têm alto valor na prevenção e no tratamento de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.
Cuidados com a pele durante os dias frios:
- Água muito quente pode abrir caminho para as dermatites. O ideal seria evitar água muito quente, pois ela desgasta a camada de proteção da pele deixando-a mais sensível a problemas dermatológicos, como a psoríase, dermatites e as caspas, além de facilitar a penetração de bactérias e fungos.
- O couro cabeludo também sofre com a água muito quente e o secador de cabelo. O secador deve ser utilizado longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e evitar descamações.
- A pele do rosto, por ser mais sensível e ficar exposta diretamente ao vento, é a que mais sofre. Para contornar estes problemas é aconselhavel usar sabonete com glicerina ou outro sabonete neutro, que não ressecam a pele. Também é importante hidratar a pele, tanto do corpo quanto do rosto.
- Uma alternativa ao hidratante corporal são os óleos de banho, que ainda formam uma camada protetora semelhante a natural. Os óleos anda tem uma vantagem sobre os hidratantes: são usados ainda no chuveiro, o que evita o frio de ficar passando hidratante antes de se vestir.
- Lembre também que no inverno também se usa filtro solar. Ele deve ser usado no rosto e também nas mãos.
- Como a pele fica mais sensível, as roupas em contato direto com a pele devem ser de materiais como moletom, algodão ou flanela. A lã e os fios sintéticos podem causar alergias e dermatites.
- E não esqueça dos lábios. Com o vento e o frio eles ressecam e precisam de hidratação. Hidratantes labiais não são só para mulheres. Os a base de manteiga de karitê e vitamina E são ótimos, mas a tradicional manteiga de cacau também cumpre seu papel.