quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Coma de tudo sem comer tudo

 Entrevista com o Dr. Varo Duarte

Fonte: site www.puras.com.br
No programa do dia 6 de outubro o Dr. Varo Duarte explica os fundamentos de uma dieta saudável. Dr. Varo é Nutrólogo e Endocrinologista. Foi professor na faculdade de medicina da PUCRS e da faculdade de nutrição. Foi ele quem criou a cadeira de nutrição na facudade de medicina e foi um dos criadores da faculdade de Nutrição.Dr. Varo Duarte é autor de 11 livros, entre eles o livro "Coma de tudo sem comer tudo" e "Alimentos funcionais".



O poder do Mel

O Mel pode ser uma nova arma contra bactérias resistentes
Cientistas da Universidade de Amsterdã não apenas comprovaram a ação antibacteriana do mel como mostraram que ele pode neutralizar bactérias resistentes a antibióticos, como Stafilococus aureus e Esqueriquia coli. A substância de ação é uma proteína presente no organismo das abelhas e foi batizada de defensin-1. O uso popular do mel para tratar sintomas como dor de garganta mostra que ele tem alguma eficácia. Porém, o mel "in natura" não oferece garantia de controle da infecção. Sabe-se que o mel pode ajudar o sistema imunológico e existem alguns estudos mostrando a ação anti-inflamatória e bactericida do mel em infecções de pele. Mas ainda não é possível confirmar seu uso medicamentoso. Mesmo assim os pesquisadores acreditam que tanto o mel quanto a substância antibacteriana isolada têm alto valor na prevenção e no tratamento de infecções por bactérias resistentes a antibióticos.



Cuidados com a pele durante os dias frios: 
  • Água muito quente pode abrir caminho para as dermatites. O ideal seria evitar água muito quente, pois ela desgasta a camada de proteção da pele deixando-a mais sensível a problemas dermatológicos, como a psoríase, dermatites e as caspas, além de facilitar a penetração de bactérias e fungos. 
  • O couro cabeludo também sofre com a água muito quente e o secador de cabelo. O secador deve ser utilizado longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e evitar descamações. 
  • A pele do rosto, por ser mais sensível e ficar exposta diretamente ao vento, é a que mais sofre. Para contornar estes problemas é aconselhavel usar sabonete com glicerina ou outro sabonete neutro, que não ressecam a pele. Também é importante hidratar a pele, tanto do corpo quanto do rosto. 
  • Uma alternativa ao hidratante corporal são os óleos de banho, que ainda formam uma camada protetora semelhante a natural. Os óleos anda tem uma vantagem sobre os hidratantes: são usados ainda no chuveiro, o que evita o frio de ficar passando hidratante antes de se vestir. 
  • Lembre também que no inverno também se usa filtro solar. Ele deve ser usado no rosto e também nas mãos. 
  • Como a pele fica mais sensível, as roupas em contato direto com a pele devem ser de materiais como moletom, algodão ou flanela. A lã e os fios sintéticos podem causar alergias e dermatites. 
  • E não esqueça dos lábios. Com o vento e o frio eles ressecam e precisam de hidratação. Hidratantes labiais não são só para mulheres. Os a base de manteiga de karitê e vitamina E são ótimos, mas a tradicional manteiga de cacau também cumpre seu papel. 

Share/Bookmark
blog comments powered by Disqus