quarta-feira, 30 de junho de 2010

Informações do programa do dia 30 de junho

No programa você ouviu a entrevista com a nutricionista Elaine de Fátima Adorne (Perdeu? CLIQUE AQUI). Você segue alguma dieta ou hábito alimentar? Responda a enquete.

Feiras e os Pontos de Oferta Ecológicos de PORTO ALEGRE:
Outras feiras: http://www.nosbairros.com.br/utilidade/feiras.htm


Dicas de como fazer compras mais sustentáveis nos supermercados:

- Planeje suas,compras: confira o que ainda tem em casa antes de sair
- Faça uma lista do que é realmente necessário.
- Prefira frutas e legumes da época e das redondezas: pois são mais frescos e baratos.
- Compre menos e mais vezes: você'terá em casa produtos perecíveis mais frescos e em menor quantidade, com menor chance de estragarem.
- Evite ir às compras com fome: o consumidor faminto compra mais do que planejou.
- Faça o cardápio da semana: planejar o cardápio da semana antes de ir ao supermercado permite comprar apenas o suficiente.
- Cuidado com a validade e com as ofertas: preste atenção à qualidade do que está em oferta.
- Opte por detergentes biodegradáveis.
- Dê preferência a produtos com selos de certificação, Que indiquem uma qualidade diferenciada do produto, seja ambiental, social ou de qualidade.
- Evite pegar sacolas plásticas para guardar as compras, busque alternativas como as duráveis, de lona ou de algodão, mochila ou caixas de papelão.
- Procure saber a origem da carne Que você compra, para evitar que o bife de seu prato ajude a desmatar a floresta amazônica.
- Procure produtos florestais. É possível encontrar produtos como cestos ou óleos artesanais feitos pelas comunidades Que vivem na Amazônia.
Fonte: Extra Classe

Dicas de pratos que levam pouco tempo para preparar:

Lentilhas - Ao compará-las a outros tipos de feijões secos, as lentilhas são fáceis e rápidas de preparar, não precisam ser lavadas antecipadamente, e ficam prontas em 20 a 30 minutos de cozimento, absorvendo facilmente os sabores. Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na prevenção do aumento e na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial). Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. As lentilhas só contêm um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas.

Ovos mexidos - É possível fazer vários omeletes diferentes apenas trocando os complementos. Alguns exemplos queijo, orégano, tomate, azeitonas, espinafre, rúcula, e o que mais você quiser inventar.

Filés de peixe, frango ou gado - podem ser preparados rapidamente como grelhados. E não precisa mais do que uma frigideira e o tempero de sua preferência para preparar. Uma dica é ter alguns filés no congelador.

Massas - são rápidas de preparar. Duas opções bem nutritivas e rápidas: Yakissobas com vários legumes refogados e molho shoyu. Massa ao molho pesto, que pode ser comprado pronto mas é muito fácil e rápido de fazer. Basta bater no liquidificador um punhado de manjericão, alho, castanha do pará, queijo parmesão ralado e azeite de oliva.

Saladas - a desculpa comum de não comer salada por que demora para lavar as verduras tem solução: Quando chegar em casa das compras já lave as verduras e guarde em potes na geladeira. Assim quando você quiser é só temperar.

Site da campanha Faça alguém nascer de novo: http://www.facaalguemnascerdenovo.com.br/


Share/Bookmark
blog comments powered by Disqus